O núcleo de Garanhuns (PE) ganhou uma nova modalidade: o Basquete

O segundo ciclo do projeto Centro de Excelência no Esporte, em Garanhuns (PE), trouxe uma grande novidade. Além do voleibol e do futsal, o núcleo agora oferece também aulas de basquete. Com a inclusão da modalidade, 50 novas vagas para meninos e meninas de 7 a 15 anos foram disponibilizadas e todos receberão kit de uniforme completo.

Segundo a coordenação do projeto, a inserção do basquete já vinha sendo estudada devido à procura por alguns alunos e a grande identificação do município com a modalidade. “O nosso objetivo é dar oportunidades para que todos possam fazer parte do projeto e se beneficiar com os ensinamentos das diversas modalidades esportivas. ”, destacou Antenor Passos, coordenador do projeto.

“Com a implantação do Basquete, podemos potencializar o nosso núcleo. Agora nossas crianças têm mais opções de atividades físicas e, o melhor, de forma gratuita. Faremos um trabalho muito legal com as três modalidades e os novos alunos já estão super empolgados. ”, disse Everton Luiz, professor do projeto em Garanhuns/PE.

Todas as modalidades esportivas trabalham pontos importantes para o desenvolvimento de jovens e adolescentes. O voleibol, o futsal e o basquete auxiliam no desenvolvimento das capacidades coordenativas, concentração, tomadas de decisão, velocidade de reação, agilidade e demais habilidades psicomotoras, bem como, benefícios fisiológicos que promovem uma melhora no sistema cardiovascular, sistema muscular e condicionamento físico em geral.

Os moradores de Garanhuns já esperavam por uma oportunidade para suas crianças; até então, todas as escolinhas infantis da região eram particulares. “Meu pai foi atleta e aprendi a gostar do basquete jogando com ele. Conheci o IBEEC pelo professor Everton e é muito legal fazer parte e jogar com meus amigos. ”, contou Ricardo Bezerra Filho, de 8 anos.

A implantação da modalidade no núcleo de Garanhuns/PE é uma parceria com a AGB – Associação Garanhuense de Basquete, que disponibilizará parte dos materiais esportivos e professor. Além disso, as aulas acontecerão na quadra da AESGA durante o horário cedido à Associação. A AGB desenvolve outros trabalhos em Garanhuns e atualmente tem seis times, sendo o sub 15, sub 17, sub 22, Adulto, Adulto Feminino e Máster.

O projeto em Garanhuns/PE é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (IBEEC) com patrocínio da Ferreira Costa, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, e apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Garanhuns.