CEE Em Ação: IBEEC promove Lives para todas as idades

Os beneficiados do projeto Centro de Excelência no Esporte assistiram a várias lives de exercícios físicos com professores e convidados durante os meses de agosto e setembro. Com o propósito de mantê-los ativos mesmo em casa, as aulas aconteceram pelo Instagram e atingiram vários públicos, envolvendo pais e responsáveis também. A ação é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (IBEEC) e integra a campanha Quarentena IBEEC.

Foram cinco semanas de transmissões ao vivo pelo Instagram e, cada uma, foi a partir de uma cidade diferente. Começando com o núcleo de Pernambuco, os beneficiados de Minas puderam conhecer o estilo de exercícios dos nordestinos. Everton Luiz, professor do núcleo Garanhuns, colocou todo mundo para balançar com músicas regionais e comandos motivadores.

As aulas são direcionadas à crianças e adolescentes do projeto, mas muitas pessoas do círculo de convivência dos beneficiados aproveitaram a oportunidade. “Estou gostando muito das lives. É super legal e minha mãe está sempre fazendo comigo. ”, contou Evandro Lima, do núcleo Teixeira Dias/BH. “Essas lives têm me ajudado muito, pois, deu um empurrãozinho para que eu praticasse exercícios. Sem contar que é muito bom está participando com meu filho e poder contar com pessoas super animadas do IBEEC.”, disse Elissandra Lima, mãe do Evandro.

Continuando com núcleo de Entre Rios de Minas, as professoras inovaram ao realizar uma aula de zumba com a instrutora Melissa Ferreira. Os alunos puderam se divertir, além de exercitar o corpo. A ideia foi tão bem aceita que, na semana seguinte, os professores de Jeceaba também optaram pela zumba e convidaram a Roseny Teixeira para uma aula que foi adaptada para todas as idades.

A professora Adele Pereira, de São Brás do Suaçuí, saiu do roteiro e inovou ainda mais. Além dos exercícios para abrir a semana, teve Karatê com o Sensei Rodrigo Alves e o Senpai Pedro Cordeiro. Já na sexta-feira, encerramento a semana, a professora Raissa Lara deu uma super aula de Yoga. “Tudo que é novo surpreende. Nós professores tivemos que nos familiarizar com esta plataforma para inovar no atendimento aos beneficiados. Durante o desenvolvimento, fomos nos adaptando e melhorando a cada transmissão. Foi uma experiência enriquecedora! ”, disse Adele.

Encerrando a ação, o núcleo Teixeira Dias/BH convidou uma professora de Combat e Fit Dance, Tamyris Milena, e, a pedido dos alunos, a aula foi transmitida pelo Instagram e pelo Zoom. A mudança se fez necessária uma vez que alguns alunos relataram a dificuldade para manter a conexão estável pela rede social.

Os núcleos mineiros acontecem com patrocínio das empresas Vallourec, SporTV e BB Seguros e apoio das prefeituras municipais. Em Garanhuns/PE, o projeto tem patrocínio da Ferreira Costa e apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. Todos os repasses são feitos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.