Beneficiados do núcleo Teixeira Dias/BH se encantam com o Leitura Campeã

Nos dias 28 e 29 de novembro, pais e beneficiados do projeto Centro de Excelência no Esporte IV, que acontece em Belo Horizonte, participaram de várias ações dentro do programa Leitura Campeã. O núcleo é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (IBEEC), com patrocínio das empresas Vallourec Soluções Tubulares do Brasil (VSB), BB Seguros e Sportv por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

No primeiro dia, a ação começou com cantigas infantis para acolher os alunos e os pais que puderam participar. “A acolhida fez com que todos nós voltássemos a ser criança. Destacamos a importância de vivenciarmos esse conteúdo literário a fim de contribuir com o processo de formação integral dos alunos. Foi um momento mágico de muita alegria e cantoria! ”, contou Antenor Passos, coordenador técnico do projeto.

Após o acolhimento, o coordenador de cultura, Anderson Seixas, abriu a ação explicando o que a leitura proporciona à mente e dividiu a turma em pequenos grupos. “A proposta do Leitura Campeã é incentivar o hábito de ler, mostrando os benefícios disso a curto, médio e longo prazo. Os presentes interagiram e mostraram como o programa é grandioso. ”, disse.

Muitos alunos trouxeram seus livros de casa e, em rodas de leitura, compartilharam suas interpretações para os colegas. “Gostei muito de participar. A melhor parte foi quando o professor montou um grupo pra gente ler e comentar o que entendeu. Fizemos um resumo juntos e cantamos músicas. ”, contou Isabela Mendes, de 12 anos.

No segundo dia de ação, a contadora de histórias Aline Rosa proporcionou momentos descontraídos com clássicos da literatura infantil. Os pais, alunos e professores puderam participar tornando o encontro ainda mais divertido. A turma sub 15 do voleibol fechou jogando Mímicas Literárias com muitas risadas e aprendizado.

A primeira etapa do Leitura Campeã está acontecendo em todos os núcleos do IBEEC e será encerrada no tradicional evento de lançamento oficial com a entrega de certificados para todos que participaram do programa. O evento acontecerá no dia 10/12, na AMCATD.